.Beleza: Óleo de coco e o que você anda perdendo!

Bahzofilaetc_oleo_de_coco_copra

*Esse post não é patrocinado hahahahaha*

Sendo uma cacheada assumida, a falta de praticidade é constante com tudo que envolva o cabelo. Os cuidados com lavagem, hidratação, finalização e tentativa de manutenção precisam ser redobrados, principalmente por eu descolori-lo de tempos em tempos (ui ui!). Então, se tem duas coisas que me deixam muito feliz quando andam juntas são beleza e praticidade: encontrar produtos multifuncionais que dêem bons resultados e facilitem um pouco a vida.

Mesmo antes de virar adepta do no-poo (técnica que abole todos os produtos capilares com petroquímicos e substitui a lavagem normal com shampoos por lavagem com condicionadores sem silicones, co-wash)  já havia ouvido falar muito do óleo de coco extra virgem em blogs e canais do youtube. É muito utilizado na umectação dos fios e em hidratações, sendo fonte de vitamina E, ômega 6, ômega 9 e ácidos graxos.

Achei tudo isso muito interessante, mas fiquei um pouco desconfiada, como normalmente fico com receitas caseiras – testo várias e tem algumas das quais não abro mão, mas sempre fico na dúvida! Fui testar a umectação com o óleo de coco, pensando “se não funcionar no cabelo, pelo menos dá pra usar na comida…” e agora a última coisa que eu quero é desperdiçá-lo na cozinha!

No momento em que apliquei o produto os cachinhos se formaram e já senti que o resultado seria bom. Após algumas horas e uma boa lavagem, meu cabelo estava hidratado, brilhante e cacheava melhor do que antes. Mas o mais legal é que, com o passar do tempo, fui descobrindo vários usos para esse produto e agora não fico mais sem! Seguem alguns usos bacanas para o óleo de coco:

 – Umectação dos fios

É, já tinha citado anteriormente! Na umectação você aplica o óleo de coco diretamente nos fios, mecha a mecha, e deixa agir por no mínimo uma hora. Já vi gente que deixa por mais de uma hora e até que faz umectação noturna, lavando o cabelo apenas no dia seguinte. Após todo esse tempo, você lava o cabelo, retirando todo o óleo. O importante mesmo é que o cabelo esteja sujo e que o óleo de coco seja o extra virgem (isso vale pra tudo!). A frequência com que se faz umectação também varia. Pode ser feito uma vez por semana, duas vezes ao mês, dependendo da necessidade de cada cabelo. Ele também pode ser incluído no cronograma capilar como tratamento nutritivo. Quer saber mais? Clica aqui.

De ontem para hoje eu fiz a umectação noturna e este foi o resultado!

Bahzofilaetc_oleo_de_coco_cabelo_umectacao2

 – Finalização do cabelo

Em pequenas quantidades, aplico o óleo nos fios após cada lavagem para dar brilho e reduzir o friz. Também aplico um pouquinho antes de dormir (já que minhas fronhas de travesseiro são de algodão e ressecam os cabelos) e antes de finalizar os cachos nos dias em que não o lavo. Mas tem de ser pouquinho mesmo, senão os fios ficam pesados e oleosos (é mesmo!?). O cheiro de cocada logo se dissipa e não fica marcante.

 – Up na máscara de hidratação

Sabe aquela máscara de hidratação que você gostou mais ou menos e que poderia ter feito mais pelo seu cabelo? Bota óleo de coco nela! Você pode adaptar as quantidades de acordo com o que o seu cabelo precisa, mas acho sempre prudente adicionar aos poucos. Você também pode fazer isso com uma máscara incrível para deixá-la melhor ainda. Outro combo ótimo é adicionar óleo de coco extra virgem + Bepantol líquido!

 – Remoção de maquiagem

Já tem um bom tempo que removo a minha maquiagem com o óleo de amêndoas Johnson’s baby e aquele shampoo amarelinho também da Johnson’s baby (sabe o “chega de lágrimas”?). Primeiro dissolvo toda a maquiagem com o óleo e fico igual o Coringa e depois lavo o rosto com o shampoo. A pele ficava bem limpinha e sem resquícios de produto, porém sempre a senti seca após a limpeza e achava estranho, já que esperava alguma hidratação do óleo. Depois de me adentrar nesse universo do no poo fiquei meio paranoica e fui ver que o óleo de amêndoas Johnson’s baby é cheio de parafina líquida, que não hidrata. Fui remover a maquiagem com o óleo de coco e nem preciso dizer né? Pele limpa e hidratada.

 – Hidratação dos lábios

Tá atoa em casa e com os lábios secos? Óleo de coco neles! Fica um pouco oleoso mas pra quem está acostumada a passar Bepantol nos lábios não é nada demais!

 – Hidratação das cutículas

A mesma dica vale para as cutículas! Após fazer as unhas ou naquela hidratação diária para manter as cutículas controladas você pode utilizá-lo sozinho ou com outro produto.


Eu uso o óleo extra virgem da Capro, da embalagem de 500 gr. Acho esse vidrão pouco prático para o dia a dia, então pego uma pequena quantidade e armazeno num potinho. De acordo com a temperatura ambiente, o óleo pode ficar bem líquido ou mais sólido.

Bahzofilaetc_oleo_de_coco_closeup

Não é o produto caseiro mais barato (média de R$ 40,00 o pote de 500 gr) mas pelas diversas aplicações e benefícios, acho que vale a pena! Com pequenas quantidades você consegue fazer muita coisa, então o pote acaba rendendo. Você pode encontrar em supermercados num geral, algumas farmácias e lojas de produtos naturais, como a Mundo Verde.

Vejo tanto homens como mulheres usando o óleo de coco e em diversos tipo de cabelo, mas acho que pessoas com cabelo oleoso devem ser bem cautelosas ou evitar.

Então é isso! É só escolher qual será o uso da rodada e se jogar nessa belezinha multifuncional!

Follow my blog with Bloglovin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s