.Filmes: Only Lovers Left Alive

bahzofila_filmes_onlyloversleft_poster

Ao assistir filmes sobre vampiros, esperamos ver uma série de coisas devido a toda essa indústria cinematográfica que temos: muito sangue, mil assassinatos, lutas entre o bem e o mal e a ocasional sedução entre vampiros e mortais. Então fico mais do que empolgada ao descobrir filmes dessa temática que tragam uma ótica diferente.

Only Lovers Left Alive (Amantes Eternos) foi lançado em agosto de 2014 no Brasil e foi muito aclamado e premiado (viu o poster ali em cima?). Vamos começar pelo elenco: Tilda Swinton e Tom Huddleston. Perfeitos para os papéis de Eva e Adão (ui), vampiros e amantes por séculos e séculos, opostos que se complementam hamoniosamente. Sou muito fan dos dois atores, principalmente da Tilda Swinton, que tem uma estética própria que foge dos padrões hollywoodianos – tanto na beleza quanto na escolha de papéis e forma de interpretá-los. Só por tê-la no filme, já valeu a pena. Mas calma lá! Vamos continuar…

Apesar de muito apaixonados, vivem separadamente, em continentes diferentes. Eva vive cercada de livros e observa os mortais com interesse. Adão, muito ressentido com os humanos e o que fizeram com o mundo – a ponto de chamá-los de zumbis – vive imerso na música, explorando instrumentos musicais, compondo obras incríveis; e vivendo em reclusão com objetos eletrônicos antigos.

Em um determinado ponto eles se encontram, e somos inundados pelo relacionamento dos dois, suas formas de pensar e perceber o mundo que os cercam. Vamos um pouco além dos sentidos super desenvolvidos que permitem ver e sentir coisas incríveis e nos deparamos com dois seres que realmente amam o mundo que vivem, o conhecem e o admiram (apesar, ou não, dos humanos).

As questões pessoais de cada um, enriquecidas por séculos de existência, permeiam todos os acontecimentos e tretas do filme e pode-se perceber uma humanização dos personagens. Claro, eles ainda precisam se alimentar de sangue e tiveram de adaptar suas necessidades a esse sistema que tudo vigia no qual vivemos. Mas o filme é muito, muito mais do que isso. Mesmo.

Fotografia e trilha sonora proporcionam uma ambientação incrível e, graças ao Omelete (muito obrigada) também notei uma similaridade de ares com a estética e temática de Sandman, de Neil Gaiman (nem é preciso falar que o personagem de Tom Hiddleston é parecidíssimo com Morpheus…).

bahzofila_filmes_onlyloversleft_morpheus

No elenco ainda temos Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas), Anton Yelchin (Star Treck) e John Hurt (V de Vingança). As locações são personagens por si só, também merecendo honorável menção (Detroid, Estados Unidos, e Tangiers, Marrocos).

Deixo pra vocês o trailer legendado do filme! Netflix, fica a dica: adiciona esse filme na sua coleção… tá fazendo falta!

E de presente, segue a playlist da trilha sonora original:

É isso!

Follow my blog with Bloglovin

Anúncios

Um comentário sobre “.Filmes: Only Lovers Left Alive

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s