.Etc: Fazendo a mala!

bahzofilaetc_fazendo_mala_capa

Fonte: The Land of Nod

Sou uma dessas raras pessoas que gosta de fazer mala para viajar. Mas adoro mesmo! Como uma boa virginiana, adoro planejar o que vou levar, quantificar, separar e distribuir as coisas de forma bem organizada dentro da mala, mochila, o que for.

Como deu para perceber, dei uma sumida pois semana passada fui a um congresso em São Paulo e fiquei uma semana fora. Aproveitei a oportunidade resolvi fazer um post com algumas dicas sobre como fazer uma mala com as coisas certas, nas quantidades certas, e da forma mais organizada possível! São dicas básicas, que refletem os meus hábitos na hora de fazer a mala, mas que acredito serem aplicáveis a qualquer situação!


1 – Comece a fazer a sua mala alguns dias antes

bahzofilaetc_fazendo_mala_dias_antes

Essa realmente é a principal dica. A mais importante, a mais brilhante e reluzente: não faça sua mala na véspera! Sem alguns dias de sobra você não conseguirá seguir as outras dicas que darei aqui. Então não tenha preguiça!

Você precisa de um tempo extra para se planejar, vasculhar o que tem, lavar roupas e acessórios caso necessário e comprar os itens que estiverem faltando. Então vou falar mais uma vez: não faça sua mala na véspera!


2 – Planeje o que levar

Antes de sair tirando tudo do seu armário é importante pensar em quantos dias durará a viagem e checar a previsão do tempo para o período. A partir daí você pode definir quais tipos de roupa levar e quantificar “mudas” ou “looks”. Essa quantificação é muito importante para você manter sua bagagem sob controle! Também não se pode esquecer de considerar se você terá algum evento mais chique ou algo assim.

Aqui você também pode fazer uma check-list das coisas que você considera importante ser levado. Peça ajuda de outras pessoas, que podem se lembrar de coisas que você deixou passar.

bahzofilaetc_fazendo_mala_planejamento

 


2 – Otimize a sua seleção

Agora que você já tem um esboço do que vai na sua mala, é hora de otimizar! Não é porquê decidi levar oito “mudas” de roupa que levarei oito blusas, oito saias ou oito vestidos! A chave aqui é escolher peças que possam ser combinadas umas com as outras e que possam ser usadas mais de uma vez.

Comece com algumas peças básicas, que sejam coringas no seu guarda-roupa e que vão com tudo, e a partir delas escolha peças divertidas, coloridas ou com estampas! As peças que estarão em menor quantidade (casaco, lenço, sapatos) também devem ser escolhidos de forma a combinarem com todas as peças que você for levar.

bahzofilaetc_fazendo_mala_dias_otimize

 


3 – Organização da mala estilo Tetris!

Existem várias formas de se fazer isso e o importante é encontrar a forma que for mais prática para você. Eu já testei vários sistemas e uma coisa que adoro fazer é empacotar as peças por categorias em sacolas transparentes: calças, saia + vestido, camisetas, regatas, roupas íntimas, sapatos. Assim fica fácil de tirar coisas de dentro da mala e você não irá bagunçá-la.

As peças que amassam menos (como jeans, jaqueta, toalha) ficam no fundo da mala e peças que podem amassar mais ficam por cima. Itens pesados como sapatos, secador de cabelo, etc, devem ficar também mais ao fundo ou distribuídos pelas laterais.

O mesmo vale na organização da mochila! Você pode também enrolar as suas camisetas e distribuí-las na mala de acordo com o espaço disponível.

Outra dica que acho importante é fazer o trajeto da viagem com roupas que sejam as mais volumosas ou que ocupem mais espaço na sua mala (caso o clima permita). Isso permitirá que você ganhe um espaço a mais para colocar produtos de higiene pessoal e sapatos.

Falando em produtos de higiene pessoal, as mesmas dicas se aplicam: planeje e otimize! Coloque xampus e condicionadores em frascos menores, estimando um número de lavagens. Faça o mesmo com cremes hidratantes e finalizadores de cabelo, enxaguante bucal, caso seus frascos sejam grandes. Tudo aqui segue a regra do “menor é melhor” (mas não esqueça de considerar a duração da sua viagem e quanto de produto você vai precisar). Na hora de colocá-los na mala certifique-se que estão dentro de sacolas plásticas (ou necessaires) bem fechadas.

Muitas vezes é difícil levar pouca maquiagem, mas é preciso ter controle! Escolha produtos que sejam multi-funcionais e versáteis, pensando em formas variadas de usá-los. Lápis de olhos, corretivo e batom são alguns exemplos de produtos que podem ser usados de vários jeitos além daqueles mais óbvios!


4 – Confira tudo quando achar que tiver terminado!

Quando achar que tiver terminado descanse uns minutinhos, tome um copo de água e confira tudo de novo. No calor do momento, vendo aquele monte de coisas na sua frente, pode dar uma angústia e vontade de fechar a mala de uma vez. Mas é importante revisar tudo e lembrar daquelas outras coisinhas que acabam fazendo falta.

Itens como remédios, band-aid, pinça, tesourinha, sacos plásticos extras para roupa suja, lenços de papel,  fio dental, carregadores de celular e adaptador de tomadas são normalmente esquecidos.

Uma forma ótima de revisar tudo é consultar a sua check-list. Como falei antes, você pode desenvolver a sua no planejamento ou consultar alguma já pronta. Tem várias legais por aí, como a da Organize a Sua Vida, do 360 Meridianos, e da Danielle Noce.

bahzofilaetc_fazendo_mala_check_list


5 – A bagagem de mão é sua amiga

Seja para uma viagem curta ou longa, de carro, ônibus ou avião: não subestime o valor de uma bagagem de mão. Pode ser a sua bolsa, uma mochila ou uma malinha menor, mas nela pode estar a salvação da sua jornada.

Nela você deve levar itens de valor e coisas que você não quer perder, como eletrônicos e documentos e alguns remédios – antialérgicos, analgésicos, remédios para enjoo e indigestão. Leve também algo para te distrair, como um livro! Encontre espaço para um casaquinho leve ou um lenço, já que você pode se deparar com um ar condicionado bem forte. Caso seja uma viagem de avião, você pode levar uma muda de roupa extra (coisa que eu nunca levo…).

bahzofilaetc_fazendo_mala_bagagem_de_mao

Na minha bagagem de mão gosto de levar meus eletrônicos e respectivos carregadores, um livro (normalmente meu kindle), meus documentos, uma caderneta + caneta, minha necessaire (com hidratante labial, hidratante para as mãos, um espelho, uma pinça, remédios, lenços umidecidos íntimos, lenços de papel e batons) e um casaquinho ou lenço (às vezes os dois). 


Estas são algumas dicas minhas que sempre aplico quando vou fazer a mala.

Adoro todo esse processo de planejamento e organização, e espero que as informações que compartilhei com vocês os ajudem na próxima mala a ser feita!

Caso queira mais dicas sobre planejamento e arrumação de malas, você pode clicar aqui, aqui e aqui!

Então é isso! Você tem alguma dica bacana para fazer uma mala direitinho? Me conta nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s